Grupo se reuniu em frente ao Congresso Nacional pedindo regulamentação para atuar como profissionais da saúde da visão.
Na manhã desta quarta-feira (20) uma manifestação organizada pelo CBOO (Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria) ocupou o gramado em frente ao Congresso Nacional. O grupo de profissionais, que atua corrigindo as alterações visuais, reivindicava ao STF (Supremo Tribunal Federal) o reconhecimento definitivo da profissão.
O Ministro Gilmar Mendes do STF já concedeu uma liminar que garante o exercício da profissão. No entanto, são necessários mais quatro votos para que a atividade seja regulamentada. A presidente do CBOO, Eriolanda Bretas, afirma que apesar de o governo permitir a formação de optometristas, o exercício da profissão não está segurado.
Com o lema “a optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo”, os profissionais afirmaram que trabalham a favor da saúde visual do país. Atualmente, os especialistas da área somam mais de cinco mil.
“Neste momento o Brasil passa por uma cegueira funcional, temos pessoas que estão perdendo a capacidade de enxergar por conta uma correção visual”, disse Bretas. A presidente ainda comentou que o Brasil é um dos poucos países que não têm a optometria regularizada.Hoje, mais de 130 países já regularizaram a profissão.
De acordo com WCO (Conselho Mundial de Optometria), o optometrista é um profissional que obteve qualificação e tem licença para cuidar da saúde da visão. Segundo a CBOO, a optometria é capaz de previnir 80% dos problemas visuais, uma vez que é capaz de reconhcer as diferentes condições oculares.
Fonte: R7
Fotos: Arquivo CROO-SP