Após 1.498 admissões e 1.334 desligamentos, os segmentos representados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo geraram em maio 164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O desempenho é 22,6% menor que o saldo positivo auferido no mês de abril.

No desempenho acumulado de janeiro a maio de 2022, a soma do resultado dos dois setores mostra um crescimento de 350 vagas, após 7.353 admissões e 7.003 desligamentos. Ao todo são 24,4 mil vínculos empregatícios ativos.

Abaixo segue o desempenho dos saldos do emprego celetista no total dos dois setores supracitados, mês a mês. Comparando os resultados especificamente dos últimos meses de maio observa-se uma queda de 17% na geração de vagas, ainda que se mantenham saldos positivos de empregabilidade.

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.