O mercado de trabalho dos setores de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo acelerou em agosto, após a geração de 234 novos empregos com carteira assinada. Foram ao todo 1.565 admissões e 1.331 desligamentos, em um total de mais de 25 mil vínculos ativos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Cabe ressaltar que no mês anterior o saldo, ainda que positivo, havia sido de 157 empregos.
De janeiro a agosto são quase 1 mil novos empregos na soma dos dois segmentos avaliados. Para ser mais preciso o saldo neste período foi de 947 empregos, após 11.899 admissões e 10.952 desligamentos. Enquanto o varejo de artigos fotográficos e para filmagem avançou em 120 vagas, o comércio varejista de artigos de óptica gerou 827 vínculos.
Abaixo segue o desempenho dos saldos do emprego celetista no total dos dois setores supracitados, mês a mês.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.