O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de setembro mostrou que o mercado de trabalho dos setores de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo criou 104 postos de trabalho com carteira assinada. Foram, ao todo, 1.597 admissões e 1.493 desligamentos, para um total de quase 25,2 mil vínculos ativos.
Nos nove meses do ano são, acumulados, 1.081 empregos a mais. Neste período foram registrados 13.533 admissões e 12.452 desligamentos. Enquanto o varejo de artigos fotográficos e para filmagem gerou 115 novas vagas, o comércio varejista de artigos de óptica apresentou um saldo positivo de 966 vínculos.
Cabe ressaltar, segundo o gráfico abaixo, que o saldo positivo de 108 vagas no varejo de ópticas em setembro demonstra uma queda de cerca de 53,4% em relação a geração de empregos vista no mesmo mês do ano passado.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.