Na soma dos segmentos representados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo, no mês de março,  foram gerados 118 empregos celetistas. Para chegarmos a este saldo, foram registradas 1.630 admissões e 1.512 desligamentos, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Enquanto os estabelecimentos varejistas de artigos de óptica geraram 107 vagas, o varejo de artigos fotográficos e para filmagem avançou em 11 novos postos de trabalho.

No acumulado do primeiro trimestre ainda se registra uma perda de vagas, mais precisamente menos 37 postos de trabalho. Tal resultado se deu pela perda de 46 vínculos no varejo de artigos de óptica.

Os números positivos de março contrapõem as perdas vistas especialmente nos últimos três meses. Já em relação ao mesmo mês de 2022, vê-se que a grande diferença foi no segmento de óptica, que havia perdido 75 empregos no terceiro mês do ano passado, enquanto avançou 107 vagas no último período divulgado.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.