Os segmentos de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo tiveram resultados distintos de empregabilidade em junho, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Enquanto o varejo de artigos fotográficos e para filmagem, que emprega 2.312 vínculos, perdeu 13 postos de trabalho no mês citado, os estabelecimentos varejistas de artigos de óptica avançaram em 74 novas vagas. Este grupo, inclusive, possui um estoque de 22.429 vínculos ativos.
Considerando números do primeiro semestre do ano, vê-se abaixo, que os resultados antagônicos de ambas as atividades quase se anularam, mantendo estabilidade no total da representação.
Já observando a evolução mensal no último ano, nota-se que enquanto o segmento de artigos fotográficos e para filmagem amarga três saldos negativos seguidos, a partir de abril, o varejo óptico voltou a avançar em sua empregabilidade, no mês de junho.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.