No Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da edição de julho viu-se que os segmentos de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo criaram 193 empregos celetistas, após o registro de 1.467 admissões e 1.274 desligamentos.  Com este acréscimo, o estoque na soma dos setores chegou a 24.942 vínculos ativos. Importante destacar que em julho o desempenho do varejo de óptica foi quem chamou atenção, após o saldo positivo de 190 vagas.

No acumulado dos sete primeiros meses de 2023 o segmento varejista de artigos fotográficos e para filmagem perdeu 72 vagas, mas os comerciantes de ópticas geraram outros 281 postos de trabalho.

Observando os resultados mensais dos saldos de ambos os setores nos últimos treze meses, vê-se que o desempenho geral de julho de 2023 foi o melhor do ano.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.