Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o mercado de trabalho dos setores de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo criaram 311 empregos com carteira assinada no último mês de agosto. Praticamente a totalidade deste saldo positivo ocorreu nos estabelecimentos comercializadores de artigos de óptica (+307 vagas). Na soma dos segmentos avaliados foram registradas 1.602 admissões e 1.291 desligamentos, considerando um estoque total de mais de 25,2 mil vínculos ativos.

De janeiro a agosto foram acrescidos 521 postos de trabalho na empregabilidade ativa da soma das atividades avaliadas. O grande destaque novamente é o desempenho positivo do comércio varejista de artigos ópticos (+588 vagas).

Observando o gráfico abaixo, é possível afirmar que o saldo positivo das ópticas paulistas em agosto é o melhor dos últimos treze meses.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.