Os dois segmentos de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo mostraram avanço de mercado de trabalho em outubro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os estabelecimentos do varejo de artigos fotográficos e para filmagem geraram três empregos celetistas, enquanto o varejo de artigos de óptica avançou em 121 vínculos empregatícios no mês. Ao todo, portanto, foram 124 vagas a mais, considerando um estoque formado por 25,4 mil empregos ativos.

Já na análise do acumulado no ano, considerando dados de janeiro a outubro, na soma dos dois segmentos são 674 vagas a mais. O varejo de artigos de óptica marcou avanço de 724, enquanto os estabelecimentos comercializadores de artigos fotográficos e para filmagem apresentaram saldo negativo de 50 vagas.

No gráfico abaixo, mostrando a evolução líquida dos empregos em cada segmento nos últimos treze meses, vê-se que os resultados de outubro de 2023 foram inclusive melhores que as gerações no mesmo mês de 2022.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.