Informações do Novo Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados) mostraram que em março o comércio de óptica gerou 55 vagas com carteira assinada no Estado de São Paulo. Ao todo foram avistadas 1.552 admissões contra 1.497 desligamentos, para um estoque formado por quase 25 mil vínculos ativos. No segmento de artigos fotográficos e para filmagem o que se viu neste terceiro mês do ano foi um avanço de 3 vagas, dentro de um universo formado por 2.129 vínculos celetistas.

Mesmo com os avanços de março, no acumulado do primeiro trimestre de 2024 ainda se registram retrações nos setores supracitados.

Também é relevante observar que os resultados mais recentes, mesmo positivos, são mais amenos que os registrados no mês de março de 2023.

“Embora os números mostrem um avanço no emprego no setor de óptica em março, é importante reconhecer que ainda enfrentamos desafios significativos neste primeiro trimestre. O crescimento moderado reflete a cautela dos empresários diante do cenário econômico atual. Nós, do SindiópticaSP, continuaremos trabalhando para promover medidas que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor e a geração de mais empregos de qualidade”, comenta o presidente do SindiópticaSP, o empresário Sr. Luiz Paulo Rodrigues Leite.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.