Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:
Mapeamento de vendas! Artigo 15 l Amplifique a imagem da sua óptica e acelere suas vendas.
Para que isso aconteça, precisamos alinhar as três linhas de frente de uma óptica.
Sendo elas estratégias de marketing segmentada, atendimento ao cliente e atendimento ao Cliente.
Caro ótico vou pautar aqui algumas de minhas sugestões:
Foco Digital e Presença Online.
Hoje, existem empresas especializadas, que fazem que sua Ótica apareça, facilmente na busca no google.
As redes sociais são fortes aliadas também, para acelerarem suas vendas!
Sendo as principais : (Instagram, Facebook, TikTok) e crie junto ao seu time conteúdo visual, procurem tag’s que estejam bombando, músicas, trends, produza conteúdo com vídeos e fotos de óculos, provador ( a pessoa usa óculos tendência, neste momento gravar modo mute) editar com locução (Detalhar a composição do material da armação, estrutura do óculos, marca, qualidade da lente, harmonia no encaixe nasal, temporal, com o corte de cabelo, composição do vestuário), os clientes satisfeitos da sua loja são muito importantes!(os marquem nas postagem) promova videos com seus depoimentos , antes e depois, Look com os óculos etctra.
Tutoriais de moda (como um óculos faz toda diferença na composição de um estilo).
Continuando no raciocínio virtual, temos o Google my Business (Google meu Negócio), Cadastre sua ótica no G.M.B, para aparecer em pesquisas locais, com informações como endereço, horário de funcionamento e avaliações de clientes.
Invista em anúncios Online (Google Ads, Facebook Ads) para atingir um público maior e segmentado.
Programas de Fidelidade desenvolva um programa de fidelidade para clientes frequentes, oferecendo descontos ou brindes após um certo número de compras.
Vale até cartão fidelidade! A ótica carimba a cada compra de um óculos solar a cartela com sete números, preenchendo em sete meses, ganha o oitavo (da promoção ), sem custo.
Faça parcerias como propaganda em saco de pão (padarias mais movimentadas), jogo americano papel (restaurantes mais movimentados) e lixinho de carro (estacionamentos, lava rápido, terminal de ônibus, sindicato taxistas). Ofereça esses itens essenciais sem custo para os comércios, terá visibilidade dirigida!
Participe de feiras, eventos locais e ações de saúde. Eles são estratégicos para amplificar sua mensagem e é o momento favorável de se posicionar como marca.
Seja desde rodeios, miss simpatia, miss óculos (por que não?), dia nacional do combate do câncer de mama, corrida pelos animais de rua etc.
O que fazer nesses eventos?
Oferecer testes de acuidade visual gratuitos ou brindes.
Faixas, porta bandeira, bexigas, pipoca, algodão-doce , sacola surpresa, voucher, sorteios.
Obviamente tudo logado (com a logomarca da sua ótica e seu anúncio)!
Pode promover workshops e palestras obre acuidade visual, tendências de moda em óculos, visagismo e até sobre os tipos de tratamento e benefícios das lentes.
Permita que os clientes agendem consultas ou testes de acuidade visual, diretamente pelo site ou redes sociais.
Que tal experiência de compra?
Hoje existem tecnologias como provadores virtuais, tanto para lentes, como armações.
Esses dispositivos causam sensações ao serem utilizados, a de lentes tem a de tratamentos de lentes, seja as fotos ativadas, ou as lentes que bloqueiam faróis noturnos de carro etctra,
Como vimos na última ExpoÓptica, também lançaram as torres digitais, que estudam individualmente ao movimento dos olhos de cada cliente, personalizando assim a escolha das lentes ideal e tratamentos conforme movimento ocular do cliente.
Além disto é possível experimentar também virtualmente o óculos ideal (cor, forma e caimento)
Porém nunca se esqueça, de ter a equipe, em sinergia.
Para acolher todos os leads, as quais já chegam com expectativa alta em sua ótica.
Equipe treinada e bem preparada, vendas multiplicadas!
Seja implacável com a venda consultiva e personalizada.
Tendo disponível o melhor que o ramo óptico pode oferecer, seja em lentes, armações ou dispositivos tecnológicos.
Direcionando aos clientes as melhores lentes e armações de acordo com seu estilo de vida e necessidades visuais.
Por fim mantenha contato com os clientes após a venda para garantir seu bom serviço, ofereça assepsia dos óculos, manutenção e ajustes gratuitos.