Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:

Artigo 16 l Nunca foi tão fácil, contratar para sua Ótica!

Caro leitor, se você leu esse título e é o responsável pela contratação de alguma ótica, certamente deve ter pensado, deve ser um chamariz esse título, não é possível !

A péssima notícia é que sim, você esta certo! É um chamariz.

Contratar para óptica é desafiador.

A boa noticia é que não tenho a fórmula perfeita, mesmo tento um banco de dados de centenas e centenas de candidatos, já que não é estático, levando em consideração o movimento rápido de recolocação no mercado e a troca constante de meios de contato sem atualizações dos candidatos, como número de celulares pós pago e email’s!

Mas, tenho dicas valiosas que iluminará esta jornada árdua.

Para Contratar de modo assertivo, envolve alguns passos e considerações específicas para garantir que os novos funcionários atendam às necessidades do seu negócio e contribuam para o sucesso da sua ótica.

Aqui estão algumas dicas:

Defina o Perfil do Candidato Ideal: Experiência em óticas ou vendas técnicas, conhecimento técnico sobre lentes, armações e produtos ópticos, habilidades de atendimento ao cliente e vendas, capacidade de se comunicar bem e de forma clara., atenção aos detalhes e habilidades manuais (especialmente para ajustes de armações).

Faça com que o anúncio chegue a esses candidatos, anunciando em sites de emprego especializados (www.sharktrainers.com.br) e (www.opticanet.com.br), aumente sua interação em redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram etc.), com pessoas do mesmo nicho, contate escolas e cursos de formação técnica em óptica, indicações de funcionários atuais.

No momento da seleção, faça um jogo justo e amigável!

Entenda as suas expectativas, sem sobretudo deixar de se atentar as expectativas do candidato.

Pague conforme a trajetória profissional do candidato!

Não desvalorize o esforço, carreira  e conquistas de nenhum deles.

Não entreviste, como se quisesse pegar o candidato em alguma contradição , seja imparcial !

Fez sua análise , comercial, técnica , postura e comportamental.

Valide através de no mínimo três referências.

Chegou no aperto de mão final.

Não jogue o candidato de paraquedas dentro da sua ótica.

Ofereça treinamento e integração.

Cada loja possui um know how, permita que ele compreenda os produtos, serviços e a cultura da sua ótica.

Não existe funcionário com vícios, elimine isto.

Existe funcionários em adaptação.

Acompanhe o desenvolvimento dele e fornecer feedback e suporte para modelar ele com as expectativas de seu negócio.

Estamos todos, sem exceções em processo de melhoria e adaptação.

Tenha métricas para retenção de talentos, como oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Com um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Invista no endomarketing, reconheça e recompense o bom desempenho individual de cada um.

Todos temos habilidades e modo diferentes de desempenhar funções.

Seguindo esses passos, você poderá contratar de maneira mais assertiva, garantindo que os novos funcionários estejam alinhados com os objetivos e a cultura da sua ótica.

Lembre-se as melhores pessoas para falarem bem de sua ótica são sua linha de frente.

Seus colaboradores antigos e novos contratados.