Depois de registrar praticamente uma estabilidade em dezembro de 2021, o mercado de trabalho dos segmentos representados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo apresentou, em seu total, perda 111 vagas com carteira assinada em janeiro de 2022. Ao todo foram 1.286 admissões e 1.397 desligamentos, para um total de quase 24 mil vínculos celetistas.
No desempenho acumulado nos últimos doze meses, do início de fevereiro de 2021 ao fim de janeiro de 2022, a soma dos setores ficou positiva em 1.633 vagas, após 15.694 admissões e 14.061 desligamentos. Os números são do Estado de São Paulo.
Abaixo segue o desempenho dos saldos do emprego celetista no total dos dois setores supracitados, mês a mês, para a esfera estadual. Observa-se que a perda de vagas dobrou quando se comparam os últimos meses de janeiro.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.