Filha de representantes de armações, ela cresceu em contato com o mundo dos óculos, mas não começou a sua trajetória como visagista pelo segmento eyewear.
Primeiro foi estudar moda no Rio de Janeiro e fez curso em Milão, porém só depois que fez o seu primeiro curso de consultoria de imagem, há 15 anos, quando ninguém ainda falava sobre esse tema, ela percebeu que a consultoria de imagem era a parte da moda que mais gostava.
O amor foi imediato. Assim como a percepção de que poderia fazer um link entre visagismo e os óculos. Mas ela não começou com armações. Primeiro Sabrina migrou para o laboratório de lentes e foi se aprofundar na parte técnica. E ficou tão especialista no assunto que começou a dar treinamentos sobre lentes e atender os clientes com o serviço de pós-venda.
E foi assim que ela fez a grande descoberta. Percebeu que muitos dos problemas técnicos estavam relacionados à parte estética. E, a partir daí, surge uma grande oportunidade: oferecer a solução ideal para a escolha de lentes e armações.
E esta oportunidade levou Sabrina a abrir sua própria loja, a Sá Ótica Atelier, onde desenvolveu o método de consultoria de imagem especializada em óculos. No início, desenvolveu um método próprio, combinando a prática adquirida no dia a dia, com seus estudos já que, na época, não existia um curso no Brasil que ensinasse essa técnica.
Mas Sabrina queria ir além, e por isso foi para Itália se especializar e desenvolver o método com a utilização das cores.
E de lá pra cá, foram surgindo pedidos de clientes de todo o Brasil e Sabrina sentiu a necessidade de compartilhar com outros lojistas, e consultores, a sua técnica.
E hoje a Sá Óculos ministra cursos de Consultoria de Imagem especializada em óculos pelo Brasil afora e também na Europa. E neste ponto, Sabrina destaca a importância de diferenciar o visagismo da consultoria de imagem especializada em óculos, sendo que a primeira trabalha a parte psicológica e a segunda trabalha o tipo de rosto e personalidade, indicando quais os óculos mais adequados para gerar um equilíbrio de imagem para aquele rosto. Ela enfatiza que os óculos mexem muito com a autoestima das pessoas e que é preciso saber como atender melhor para ficar de acordo com a personalidade do cliente.
“Devemos ter atenção para não usar o visagismo de uma forma errada como vem sendo usado ultimamente. Na verdade, o termo certo para o nosso segmento é consultoria de imagem especializada em óculos.” ressalta Sabrina Alvarenga.
A visagista também é coautora do livro “Imagem e Estilo”. Me senti lisonjeada por ter sido convidada para escrever um capítulo do livro Imagem e Estilo, que é o primeiro livro completo brasileiro de consultoria de imagem. Foi bacana participar dessa primeira obra que foi um sucesso pois esgotou a primeira edição e já estão pedindo a segunda, mas já está para sair um e-book somente da minha parte referente aos óculos.
Para o futuro da ótica, Sabrina aposta na personalização, uma tendência em todas as áreas. Ela acredita que os óculos são a primeira oportunidade de transmitir a imagem para as pessoas e que é preciso trazer a personalidade e ter conhecimento para isso, para trazer óculos adequados tecnicamente, e também para as pessoas começarem a se identificar através dos óculos.
A trajetória de Sabrina, com certeza é uma grande inspiração para quem deseja atuar no mercado óptico e buscar a personalização e a qualidade no atendimento ao cliente. E a sua expertise em consultoria de imagem especializada em óculos além de uma referência fundamental no setor, demonstra como a moda e a técnica podem caminhar juntas para gerar satisfação e autoestima nos consumidores.
Percorrendo o mundo eyewear
Sempre fui a MIDO, já frequentava lá mesmo quando ainda não tinha minha loja, Milão é minha segunda casa. A primeira experiência não foi muito boa, pois andei o primeiro dia inteiro e não achei nada, então tive que estudar a feira para entender onde deveria ir pois ela é uma feira gigantesca, A partir do momento que entendi e soube como ela funcionava, tive um insight de levar pessoas do ramo óptico para também conhecer com um olhar mais criterioso e pude apurar junto aos meus alunos e ópticas clientes que muitos queriam ir conhecer mais tinham medo do idioma, de viajar para fora do Brasil, etc.
Assim surge uma outra oportunidade de gerar uma nova experiência para eles que foi maravilhosa e gratificante poder proporcionar para lojistas essa primeira experiência em uma feira fora do Brasil.
E já tenho demanda para a próxima que será a Silmo na França. É muito importante a participação em férias dentro ou fora do país para conhecer, aprender, conectar com pessoas.
As cores e a moda dopamina
A moda dopamina é uma tendência que veio de mundo pós pandêmico para trazer mais cor e nos alegrar, mas é importante observar que não é toda tonalidade de pele vai ficar legal com qualquer coloração e tomar cuidado para não gerar uma poluição visual no rosto, saber por exemplo se na pessoa ficará bom uma coloração quente ou fria para evitar essa poluição; A tendência para esse ano é o laranja, até por que a intenção é iluminar o mundo pós pandêmico.
E para a pergunta “Como é poder ensinar e transmitir conhecimento ao mercado óptico brasileiro?” A especialista em consultoria de imagem, responde:
Quando eu era criança brincava muito de escolinha e de ser a professora, mas nunca imaginei que me tornaria professora de fato. E mais! Não imaginava que iria amar tanto dividir o meu conhecimento com outras pessoas. É muito gratificante ver meus alunos construindo a relação deles com o segmento óptico, crescendo como profissionais, como empresários e donos de ótica.
“VEJO LOGO DIGO” por Sabrina Alvarenga a Sá Óculos.
Óculos são?
A primeira oportunidade de transmitir a nossa imagem para as pessoas.
Na minha visão?
Seus óculos dizem muito sobre você, então a gente precisa, cada vez mais, trazer a personalidade e ter mais conhecimento para escolher não só óculos adequados tecnicamente, mas também com personalidade para que as pessoas começarem a se identificar através dos óculos.
O olhar deve estar sempre atento a…
Para o cliente. Precisamos escutá-lo, sempre. Só saberemos quais os óculos perfeitos para alguém, se escutarmos muito bem o que o cliente tem a dizer.