Coluna da Vanessa D’Amato Shark Trainers: Consultoria de Carreira.
Eu óptico?
Neste artigo, o papo de carreira é com vocês empreendedores ópticos.
Talvez alguns de vocês, sejam do tempo que, algumas coisas quebradas eram consertadas e não descartadas como nos tempos atuais.
Onde o durepox, consertava a aseia da xícara entre outras coisas, grampos e pregos consertavam havaianas já que praticamente eram artigos de luxo.
Partindo desta analogia, no decorrer de algumas mentorias, percebi que a primeira queixa, que diretores apresentam é acerca de sua própria equipe.
Alguns já com a ideia fixa, que o melhor a se fazer é a dispensa e a reformulação do quadro para novos colaboradores.
Te convido a acreditar, que esse caminho, seja o mais caro a se percorrer, já que contratar custa caro e dispensar para ter que contratar, suba ainda mais a conta a se pagar.
Logo podemos consertar aos poucos as fissuras e elementos quebrados de sua ótica.
– Sim! Ter uma equipe coesa e em sinergia é um tanto quanto desafiador. Te entendo, perfeitamente!
Mas, vamos juntos organizar esse caos organizacional e traçar um caminho rumo a harmonia dentro da sua ótica.
Começando pela premissa, que a partir deste artigo, você terá em mente, que o maior ativo da sua empresa são as pessoas que trabalham nela, essas retém o capital intelectual que faz com que sua ótica tenha ou não uma alta performance.
Onde um simples ajustes de roteiro, irá gerar estímulos aos bons hábitos, isto vai te poupar bastante tempo, dinheiro e evitar o turnover de equipe.
Parece a teoria da “obviedade”, porém os artigos que escrevo, para a série consultoria carreira, do canal de notícias do sindiópticasp, são baseados no know how de quase 20 anos, falando “otiquez” no planeta Óptica, a qual costumo dizer que se trata de um multiverso a parte do setor varejista.
Percebi em meus atendimentos , que 80% dos diretores seja de bandeiras exclusivas, franqueados, redes próprias ou óticas familiares independentes.
Não possuem, um plano de organograma, para apresentarem para sua equipe e seus novos membros.
Já deixo de sugestão, que elaborem junto ao marketing um video, institucional de boas vindas.
Esta mais, do que na hora do nosso ramo óptico, tais como grandes empresas ser profissionalizado!
Uma comunicação com ruídos, faz com que a empresa, vire um grande e desastroso telefone sem fio.
Gerando conflitos como:
– Para quem me reporto? com quem eu comunico? Onde e como posso chegar no cargo desejado dentro da organização?
Tenha um plano claro de meritocracia para cada cargo.
E as vozes ativas, dentro de cada departamento, devem ser classificadas, dando assim o norte para a comunicação eficaz.
Exemplo: Jamais um diretor, deve passar sobre a voz ativa do gestor da loja.
O gestor deve ser a voz ativa dominante, sobre sua equipe ou isso irá gerar quebra de autoridade.
Nesta construção coloque em foco, a importância de saber utilizar a linguagem adequada, para cada membro da equipe, isso é fundamental.
Treinar cada líder a ser um excelente comunicador ao delegar funções faz a diferença no resultado final do dia e mês da loja.
Uma ferramenta que te ajudará neste processo é o endomarketing.
Lembre-se o primeiro cliente da sua ótica, a comprar as ideologias, metas e projetos, são os seus colaboradores, guarde isto!
Vou deixar um exemplo, julgue você, estes dois tipos de diálogos com um divulgador externo ( street marketing , barzinho, promotor).
1. Comunicação não eficaz, sem utilização de endomarketing.
– Ei você! Vem aqui, hoje é dia 30! Os números da loja estão baixos, se virá o mundo é redondo e você não nasceu quadrado, é pago para me trazer gente aqui, traga até o final deste dia, 8 pessoas para dentro da loja!
2. Comunicação utilizando a ferramenta de endomarketing.
– Maria, vem aqui. Por favor, preciso te passar a situação atual da loja, eu acredito muito no seu potencial e infelizmente esse mês, as coisas não saíram conforme o planejado, mesmo assim você faz toda a diferença para nós, hoje como é o último dia do mês, vou te propor um desafio, se a cada uma hora no de correr do dia (8 horas trabalhadas = 8 pessoas ou mais) você trazer uma pessoa no mínimo para dentro da loja, vou te presentear com um par de ingressos para você e seu namorado irem no cinema.
Ajustar a comunicação é essencial para obter bons resultados, e documenta-lá também.
Desenvolver uma C.I (comunicação interna ) protocolada, faz com que as palavras se transformem em protocolos a serem seguidos.
Para todas as funções a serem atribuídas, faça um pré acordo com quem e quem deve executar;
Desde as mais simples e mais complexas, cada pessoa responsável por fazer, peça para assinar, tomando ciência de sua rotina e responsabilidade.
Outra ausência são a missão, visão e valores pré definidos.
Esses três pontos, ajuda a contrastar objetivos em comum da empresa e o contratado.
E por último na hora de avaliar o colaborador, se atentem nas habilidades individual de cada um.
E como a empresa, esta dando suporte, ferramentas, estímulos, treinamentos e principalmente se existe equidade e oportunidades iguais para todos.
Para esse último passo sugiro que se atentem para um cronograma permanente de capacitação e avaliação.
Oportunidades x rendimentos: O Ticket médio, deve ser baseado no número de atendimentos , ou seja meu vendedor ponta é ponta mesmo? Ou ele pode ter atendido 140 pessoas e ter entregue apenas 70k.
Enquanto o júnior, ter atendido 20 pessoas apenas e performado 40 k.
Isso infelizmente é muito comum em óticas, avaliarem apenas os resultados final e não o processo.
Duas ferramentas eficazes, neste caso são a lista de vez igualitária (o cliente é da loja), logo a não ser que o cliente solicite um consultor específico, o próximo da lista de vez, atende! Desta forma poderá avaliar o que cada consultor, consegue potencializar em vendas de um mesmo cliente.
Segundo, como anda a Qualidade x quantidade. Para que haja vendas quantitativas e com qualidade, toda a equipe deve estar em constante treinamento, tanto internos, como em instituições como Senac ou Opticanet, também de prestadores de serviços através de seus representantes sejam de lentes ou armações.
Valorizar e ter um canal de novas sugestões, para o desenvolvimento de cada área da ótica, faz com que a loja saia do piloto automático e traga novos hábitos e ações , podendo gerar resultados positivos.
Um bom exemplo é integrar a equipe na hora da compra das armações, além de serem os membros mais próximos do seu consumidor final, trás responsabilidade de vender o que sugeriu comprar.
Espero que essas dicas ajudem a criarem novos algoritmos dentro de sua loja, e a manterem uma equipe ativa e saudável.