Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:

Artigo 21 l A Arte do Atendimento de Alto Padrão

Como se tornar um consultor óptico “Très Chic”?

A Arte do Atendimento de Alto Padrão

O mercado óptico está aos poucos em uma crescente para nichos específicos e Target segmentado.

Vejo dentro desse universo, o mercado se expandindo para o luxo.

Falo pela minha vivência de vinte anos no setor e a experiência adquirida em minha agência de contratações headhunter para ópticas.

Notei uma crescente demanda de procura  por profissionais capacitados, para atuarem no segmento premium.

Sabemos que o  atendimento de luxo exige uma abordagem refinada e diferenciada.

Deste modo, dividimos aqui na Shark Trainers, os currículos ópticos em dois perfis principais: os voltados para o varejo tradicional/popular  e os especializados no atendimento de alto padrão.

As quais denominamos perfil personal glasses e perfil óptico varejista.

O segundo grupo, que chamamos de consultores personal glasses, precisa dominar não apenas a parte técnica, mas também a construção de uma experiência sofisticada para o cliente e irem além de vender um óculos.

Envolve estudo e atualizações sobre moda, tendências, personalização para um atendimento altamente personalizado e memorável.

Detalhes trazem requinte para esse profissional como sua apresentação impecável.

Tanto em seu figurino que companha sua Imagem e postura, como sua comunicação gestual ou oratória, já que se trata de um  público sofisticado.

Obrigatoriamente deve-se vetar ruídos.

Afinal a imagem não fala, ela grita.

Somos seres visuais e esse público possuem amplificadores e lentes de aumento ao que se diz, consumir luxo.

Além da expertise em lentes e armações, conhecimento técnico profundo para oferecer a melhor solução estética e funcional.

Seja acrescido de informações de formas , texturas, cores, nomenclaturas, cenários sociais e o contexto que objeto de desejo (óculos), esta em alta.

Tal como qual rede de comunicação esta em evidência, qual personalidade ou figura pública foi vista usando a peça.

Dominar consultoria de imagem é essencial,  saber orientar o cliente sobre composições que o óculos, pode compor, como eventos, casamentos, coquetéis ou combinações com sapatos, bolsas, roupas.

Cause o efeito harmonização, estilo e identidade visual que a moda dita.

Os atendimentos devem serem individualizados, com empatia e discrição.

Crie com paciência  relacionamento de longo prazo com clientes exigentes!

O consumidor de luxo não busca apenas um produto, mas uma vivência diferenciada.

Isso inclui um ambiente clean e sofisticado.

O tal senso de pertencimento.

Atrelado a o espaço de atendimento elegante e confortável.

Atendimento com hora marcada é uma boa deixa, demonstra organização e criar a sensação de exclusividade e valorização do tempo do cliente.

Façam cursos especializados, cursos livres, técnicos ou até graduações.

Acompanhem ou partirem de feiras como:  Silmo Paris, Mido, Expoóptica Brasil , Ajorsul etc.

Entenda de paletas de cores, tons de peles quentes, frias e mistas.

Acompanhe a Pantone, que dita as cores tendência , esse ano de 2025 por exemplo a cor eleita foi Mocha Mousse, uma espécie de marrom cappuccino.

Acompanhe grifes e seus lançamentos.

Algumas características se sobressaem ao personal glasses, sua comunicação é precisa e articulada, possuem empatia, escuta genuína e ativa.

Valide seus trabalhos com fotos e depoimentos.

Principalmente se o seu cliente tiver notoriedade na classe luxo.

Faça um site ou blog para divulgar seus serviços.

Produza conteúdo de atualidades da moda para atrair clientes.

Tenha um perfil profissional nas redes sociais (Instagram, LinkedIn, TikTok, etc.).

Tratem os óculos como uma jóia, afinal se bem cuidados, alguns podem perdurarem gerações.

Com valores similares ou iguais, seja monetário ou afetivo.

Boa vendas.