Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:

Artigo 20 l Transforme 2025 em um Ano de Celebrações: Estratégias de Marketing para Ópticas de Sucesso

Olá, que tal começar 2025, em celebração?

Afinal quem resiste ao convite de um casamento, aniversário ou evento!

Para ter uma ótica movimentada, e fidelizar seus clientes ou conquistar novos leads.

É preciso ter frequência , experiência de consumo, e ações estratégicas de marketing.

Faça desta forma e terá uma marca de valor e aumento de volume de vendas.

Implemente eventos na sua agenda de 2025, aqui estão algumas ideias:

Organize um Evento de lançamento, limitando a clientes exclusivo ou seja vip’s, aqueles que sinta estarem propensos e abertos as coisas exclusiva.

Sugiro como primeira opção, lançamento de nova coleção de armações.

Promova um coquetel, use sua equipe para desfilar os óculos, com locução de design, tendência, conforto, matéria prima, exclusividade, resistência  e deixe claro se tratar de peças limitadas.

Permita que o cliente toque e vista o óculos, torne tangível a experiência.

Não se esqueça das lentes, uma oficina para demonstração dos tratamentos de lentes, como: fotossensíveis, filtro azul, drives, comésticas, filtros em geral.

Workshop sobre lentes de contatos e coloridas.

O beabá de como tirar, colocar as lentes de contato, como higienizar , armazenar e tudo isso com a equipe usando lançamento das cores das lentes.

Desconto do segundo par colorido, para quem postar o antes e depois nas redes sociais.

Dia do óculos solar, com variações de modelos e colorações de lentes para cada tipo de ambiente e tempo.

Exemplo de descrição de lentes: Marrom lentes de inverno, g15 lente urbana, pretas e espelhadas lentes para litorais.

Exemplo de descrição  de armações: acetado hipoalergênico e resistente, titanium inoxidável e leve e grilamid translúcido se adequa a pele.

Promova sessão de fotos e peça para o cliente postar, marcando a loja e com a hashtag óculos de sol é na ótica x (nome da sua loja), peça para marcar a localização também.

Dia de consultoria visagista, convide um profissional para ajudar os clientes a escolherem óculos ideais para seu formato de rosto, estilo, paleta de cores e personalidade.

Campanhas Interativas, organize um evento de bingo onde clientes possam participar de sorteios ao experimentarem diferentes armações ou compartilharem fotos nas redes sociais.

Ofereça descontos progressivos para quem marcar a ótica nas redes sociais.

Evento volta as aulas, ofereça mochilas, matérias escolares para alunos e país neste mês de volta as aulas.

Evento beneficente e arrecadação de alimentos que gerara um desconto na compra.

Após escolher a associação beneficiada pelo evento convide um cliente para ir junto na entrega dos alimentos.

Dia do Cliente influencer, trabalhe com os sonhos, para gerar engajamento nas redes sociais da loja.

Ofereça uma sessão de fotográfia profissional com os produtos da ótica para os participantes postarem em seus perfis.

Ofereça cupons de desconto, para os seguidores desses clientes “comuns, mas que tiveram esse dia de  influenciadores.

Miss óculos, convide jovens a participarem.

Como prémio o ganhador durante um ano terá suas fotos usada nas redes e uma gratificação financeira ou permuta pelo uso de suas imagens.

Oficina de Cuidados com Óculos, promova workshops para ensinar aos clientes a cuidarem de seus óculos e lentes, além de técnicas para prolongar a vida útil das armações.

Ofereça  no dia limpeza de óculos gratuita e ajustes para clientes que participarem.

Distribua kits de limpeza para quem comparecer.

Aniversário anual de cliente, além de lembrar a datas convencionais, como data de nascimento ou aniversário de casamento.

Celebre os anos que o cliente é fiel a sua loja.

Tenha brindes segmentados, para essas datas e convide esse cliente, vir a loja para retirar pessoalmente o brinde.

Aproveite o momento e aplique a pnl da reciprocidade, oferecendo a ele as novidades da sua ótica.

Para todos os eventos é importante ter um portfólio de produtos, com opções complementares, como acessórios para óculos, produtos de limpeza e lentes de contato e linhas para diferentes públicos, como óculos infantis, esportivos ou alternativos.

Garanto que com essas dicas sua ótica se torna única e consequentemente terá upselling e hight ticket de vendas neste ano de 2025.

Coloque agora mesmo em prática e tenha um ano de muitas celebrações.

Lembre-se um evento bem organizado torna a data marcante e o local para os participantes.

Aproveite o sucesso de todos os eventos e peça avaliação no google meu negócio.