Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:
Mapeamento de Vendas! 1º Artigo: Carnaval de Ofertas
Atenção, ópticos! E agora, após esta leitura, foliões de vendas.
Para muitos ópticos, diretores, equipes de vendas, gestores e supervisores, o ano já começou com resultados de vendas aquém do esperado.
Aquele momento “Deus nos acuda”, oh céus! Oh dia! Oh noite!
O próprio muro das lamentações.
Afinal, as pessoas não priorizam óculos nesta época. Não é mesmo? Será que essa é uma verdade absoluta?
Há o material escolar, IPVA, dívidas de férias, et cetare.
Logo, ofereço duas opções: ou você continua prostrado, conformado, desanimado e com um senso de derrotismo.
Ou sacode a poeira e começa a planejar seu ano e ações, algo que já deveriam ter feito na última semana de dezembro.
Mas calma lá, ainda há tempo!
Vamos começar com algumas dicas para retomar o processo de vendas ainda esta semana.
Afinal, estoque parado é dinheiro parado.
Inicie movimentando a sua loja.
Com decorações festivas e chamativas da data.
Uma dica super útil que dou: ao fazerem faixas promocionais, façam-nas rústicas, iguais às de supermercados. Geralmente, aquelas feitas a laser e muito formais não chamam atenção!
Se fundem à identidade visual da loja, passam despercebidas.
E nesta época, se não pode vencê-los, junte-se a eles.
Quantas parcerias já fez com papelarias, escolas, cursos profissionalizantes e agências de viagens?
Nenhuma? Convido-os a já providenciarem folhetos explicativos sobre a importância da acuidade visual no rendimento escolar, a importância dos óculos solares em blocos de rua, viagens e atrativos para esse nicho com tablets, games e celulares.
Por que não fazer parcerias com blocos mais tradicionais e escolas de samba?
Agências de viagens também!
Podem selecionar, por exemplo, 20 escolas da região adjacente à sua óptica para promover sorteios atrativos, como os mencionados acima, tendo como regra a pessoa responsável levar o cupom do sorteio à sua óptica.
Neste momento, sua equipe já deve estar preparada para abordar esses leads específicos dessas campanhas.
Instrua-os a mensurar por qual meio o cliente chegou à loja.
Para medir o êxito das campanhas.
Válido para essa demanda: vouchers de desconto para clientes de papelarias, cursos especializados e promoções para pais e filhos.
Recorra aos fornecedores e parceiros para os sorteios, dizendo que necessitam de colaboração para sorteios motivacionais para sua força de vendas.
Como bikes, headphones, solares da grife, earphones, squeeze, viagens, etc.
Eles têm budget para isso!
Faça um endomarketing diferenciado, incluindo prêmios, desafios, prêmios de melhor desempenho em vendas e folga de carnaval.
Promova eventos em parceria com associações amigas do bairro.
Miss Carnaval, tudo que atrai novos compradores e os holofotes para sua óptica.
Espero que invistam suas energias nas dicas acima e depois comentem o resultado.
Já elaborem o calendário anual de ações.
Boas vendas!