Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:

Dicas para retomada em momentos de crise. Queridos ópticos, ninguém gosta de falar sobre crises.

Mesmo que as mesmas, não precisem do nosso consentimento para acontecerem! Infelizmente, notamos isso nos últimos 05 anos, em nosso Pais e no cenário mundial. Seja pelo vírus, catástrofes ou por motivos de conflitos políticos.

E recentemente com a catástrofe do nosso querido Rio Grande do Sul.

Neste artigo, vou sugerir algumas dicas para reconstrução, retomada ou aquecimento do mercado após situações de crises.

Vamos lá!

Hora de ter cartas nas mangas, seja para prevenção de risco ou para reconstrução da imagem da loja Óptica.

Basicamente, hoje o setor óptico tem duas extensões de nichos, os quais eu Vanessa D’Amato os denomino Fast Fashion uma óptica voltada para produtos populares e consumos básicos;

E as Ópticas Personal glasses/personal shopper para um tipo de consumo alto padrão e consultivo.

Qual importância de consciência de público (Target)?

– Não provocar de modo negativo deslocamento de massa e nem incongruência com a imagem que loja deseja demonstrar.

Vou citar um exemplo, a qual ocorreu no nosso setor em um certo ano, claro que a fim de evitar processos, não darei nome ao Santo!

Um empreendedor, resolveu lançar uma rede de franquias, com os seguintes conceitos: atendimento receptivo luxo e estrutura luxuosa da loja física.

Iniciou o marketing, com propagandas as quais associava a um padrão de loja e a um atendimento de alto Padrão, fazendo até mesmo um contraste com estilo Dubai de compras.

Fato esse que direcionou a loja para um Target de alto consumo e elitista.

Estes que ao se adentrarem na óptica tinham expectativas de armações de óculos de alto padrão e lentes do mesmo modo.

E isso não acontece!

Os produtos encontrados, foram de baixa qualidade e sem grifes “renomadas”!

Então abruptamente esse diretor, lançou uma nova estratégia de marketing sobre suas lojas terem óculos completos com valores baixo, tentando assim um novo deslocamento de massa.

Advindo um case de insucesso!

E todas suas lojas simultaneamente tiveram suas atividades encerradas.

Já que o branding de imagem da óptica, ficou na memória do consumidor fast fashion como alto luxo!

E na memória do target elitista produtos inferiores aos quais estão acostumados a consumirem.

Não conseguindo atender as expectativas de nenhum dos públicos, nem fast fashion e nem Personal glasses!

Logo um bónus para ambos os empresários tenha foco nos processos e finanças.

Após organizado, segundo passo o cérebro e coração da empresa, iniciar as ações comerciais. A primeira dica direciono para Ópticas Personal glasses.

Realize eventos promocionais, coquetel de lançamento das coleções novas de óculos, organize eventos temáticos, dias de demonstrações características de lentes e armações, consultoria de um profissional visagista, sessões de ajustes personalizados.

Isso atrairá clientes e dará a eles a oportunidade de experimentar os óculos, receberem conselhos de seus consultores e aproveitarem ofertas especiais.

Entregas de brindes(mimos) personalizados para os clientes assíduos, também e uma excelente opção muito convidativa!

Para a óptica conceito fast fashion, busque comunidades, associações amigos do bairro, sindicatos, igrejas evangélicas, centros espíritas, paróquias, templo budistas etc.

Com temas como: mutirão da saúde ocular ou acuidade visual para todos. Desperte senso de urgência, através de palestras sobre saúde ocular.

Testes pré-avaliação sobre a necessidade do uso de óculos.

Orientação sobre a proteção dos olhos através do uso de óculos solares.

Já que, infelizmente é um público que nem sempre tem consciência da importância de exames rotineiros.

Busque parcerias, para promover benefícios para essas comunidades, através da venda que realizará.

Tais como auxílio de Prefeitura, ong’s, fornecedores e empreendedores regionais.

Valendo até mesmo acordar um cash back, para benefício das comunidades, caso deixem e ajudem a promoverem essas ações.

Espero que, este artigo chegue a quem precise de luz, em momentos desafiadores e sirva de inspiração trazendo novas ideias para grandes retomadas.