Os segmentos de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado de São Paulo – Sindióptica SP finalizaram o ano de 2023 com uma perda mensal de 36 postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os números são de dezembro e ocorreram após o registro de 1.232 admissões e 1.268 desligamentos. Cabe-nos ressaltar que para chegarmos ao saldo negativo citado, o varejo de artigos fotográficos e para filmagem amargaram perda de 28 vagas, enquanto os estabelecimentos de artigos de óptica menos 8 empregos.
No acumulado de 2023 o segmento varejista de óptica mostrou um avanço de 862 novos vínculos formais, enquanto a atividade varejista de artigos fotográficos e para filmagem extinguiram 87 vagas. Ao todo, os setores empregam juntos 25,5 mil funcionários.
Importante ressaltar que, mesmo com retração em ambos os segmentos em dezembro passado, tais perdas são menos agudas que as vistas no último mês de 2022.
O presidente do Sindióptica SP, Sr. Luiz Paulo, expressou otimismo em relação ao crescimento do emprego no setor óptico ao longo de 2023. Em suas palavras, ele ressaltou: “Apesar das perdas pontuais registradas no último mês do ano, é gratificante observar o avanço significativo no número de vínculos formais no segmento óptico ao longo do ano. Com um aumento de 862 novos empregos, estamos confiantes na resiliência e na capacidade de recuperação do setor. Estamos comprometidos em continuar trabalhando em prol do fortalecimento do mercado óptico e na geração de mais oportunidades de trabalho”.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.