Depois de dois avanços mensais seguidos, o varejo paulista de artigos de óptica viu o seu mercado de trabalho reduzir em 26 vagas no mês de abril, segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Tal saldo negativo foi resultado de 1.462 admissões e 1.488 desligamentos e contribuiu para que o estoque de empregos do setor se mantivesse ainda abaixo dos 25 mil empregos ativos.

Já no segmento de artigos fotográficos e para filmagem o que se viu foi um novo avanço de empregabilidade, com 14 vagas criadas, após 70 admissões e 56 desligamentos neste último mês.

Com os dados de abril divulgados, vê-se que no primeiro quadrimestre de 2024 os segmentos citados, em sua soma, extinguiram 65 empregos com carteira assinada no Estado de São Paulo. Ao todo, foram avistadas 6.131 admissões e 6.196 desligamentos.

Em comparação com o resultado da movimentação em abril de 2023, observa-se que há um cenário mais positivo ao varejo de artigos fotográficos e para filmagem, enquanto o segmento de artigos de óptica migraram de um saldo positivo ano passado para agora um negativo.

“O setor de óptica deve estar atento às tendências de mercado e adotar estratégias eficazes para reverter o saldo negativo registrado em abril. Em contrapartida, o segmento de artigos fotográficos e para filmagem apresenta sinais promissores de recuperação e crescimento, o que é bastante encorajador. Continuaremos empenhados em oferecer suporte e soluções aos nossos associados, com o objetivo de alcançar a estabilidade e o crescimento sustentável do setor,” comenta o empresário e presidente do Sindioptica-SP, Sr. Luiz Paulo Rodrigues Leite.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.