O mercado de trabalho dos setores de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo manteve em julho o seu ritmo recente e gerou 150 novos empregos com carteira assinada. Foram ao todo 1.393 admissões e 1.243 desligamentos, para um total de 24.757 vínculos ativos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Para apenas destacar, o varejo de artigos de óptica gerou em julho 160 vagas, enquanto os varejistas de artigos fotográficos e para filmagem perdeu 10 vínculos formais.

Considerando o acumulado de 2022 há um acréscimo de 669 novos postos de trabalho, devido a 10.276 admissões e 9.607 desligamentos. Chamou atenção o crescimento de 560 vagas no comércio varejista de artigos de óptica.

Abaixo segue o desempenho dos saldos do emprego celetista no total dos dois setores supracitados, mês a mês. Em relação ao resultado de julho de 2021 a um cenário menos positivo ao varejo de óptica e já negativo ao varejo de artigos fotográficos e de filmagem.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.