Pelo segundo mês seguido o comércio de artigos de óptica no Estado de São Paulo possuiu uma retração do seu mercado de trabalho celetista, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Novo Caged. Em maio foram 12 vagas a menos, após 1.426 admissões e 1.438 desligamentos. Com isso, o estoque do setor atingiu um patamar de 24.748 vínculos ativos.
O segmento de artigos fotográficos e para filmagem também mostrou retração em maio, com 13 desligamentos a mais que as admissões. O estoque do setor, inclusive, passou a ser formado por 2.133 empregos ativos.
No acumulado de 2024, de janeiro a maio, ambos os segmentos mostram queda de empregabilidade. Na soma, são 80 postos de trabalho com carteira assinada a menos, resultado de 7.641 admissões e 7.721 desligamentos.
É relevante ressaltar que os números de maio de 2024 acabaram por ser bastante similares aos vistos no mesmo mês do ano anterior. Em ambos os casos, o que se nota é retração dos mercados de trabalhos nos dois segmentos supracitados.
“A retração no mercado de trabalho do setor óptico é um sinal de alerta para todos nós. Precisamos entender as causas dessa diminuição e buscar soluções para fortalecer o segmento, garantindo estabilidade e crescimento. O SindiópticaSP está empenhado em trabalhar junto aos nossos associados e ao governo para reverter essa tendência e promover um ambiente de negócios mais favorável para todos.” comenta o empresário e presidente do SindiópticaSP, Sr. Luiz Paulo Rodrigues Leite.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.