Após 1.417 admissões e 1.470 desligamentos, as atividades de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo perderam juntas 53 postos de trabalho com carteira assinada. Os números são de maio e foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho. Observando melhor cada atividade, vê-se que 34 empregos foram perdidos nos estabelecimentos de artigos fotográficos e para filmagem e outros 19 no varejo de óptica.

No ano, puxado pelo segmento de artigos fotográficos e para filmagem, temos um desempenho negativo em 54 vagas, após o registro de 7.026 admissões e 7.080 desligamentos. Isso em um universo de quase 25 mil vínculos empregatícios ativos.

Como pode ser observado abaixo, em ambos os segmentos observados, os números de maio de 2023 são piores que os de maio de 2022.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.