Na última edição do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o comércio varejista de artigos de óptica do estado de São Paulo registrou a geração de 75 novos postos de trabalho com carteira assinada. Este resultado positivo da movimentação de mão de obra celetista ocorreu em outubro, após o registro de 1.550 admissões e 1.475 desligamentos, para um estoque formado por quase 25,1 mil vínculos ativos. Já o segmento de artigos fotográficos e para filmagem apresentou praticamente uma estabilidade neste décimo mês do ano, evoluindo em apenas duas vagas.
No decorrer do ano, no acumulado dos dez primeiros meses, são 250 novas carteiras assinadas pelos estabelecimentos do varejo paulista de ópticas, enquanto as lojas de artigos fotográficos e para filmagem amargaram uma retração de 29 vagas.
Ainda que o saldo do varejo de ópticas em outubro tenha sido inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior, ele foi maior que o visto no último mês de setembro e representou o quinto avanço mensal seguido de empregabilidade.
“O resultado de outubro reflete o esforço contínuo do setor óptico em superar desafios e se manter como um dos principais empregadores no varejo paulista. Gerar 75 novos postos de trabalho em um cenário econômico desafiador é motivo de celebração e reforça o potencial do segmento em contribuir para o crescimento econômico do estado. Continuaremos trabalhando em parceria com as empresas para promover mais oportunidades e fortalecer ainda mais o mercado óptico”, comenta o empresário e presidente do SindiópticaSP, Sr. Luiz Paulo Rodrigues Leite.
Fonte: Novo Caged
Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.