Os mercados de trabalhos dos setores de representação do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de São Paulo apresentaram praticamente uma estabilidade no último mês de setembro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Enquanto o varejo de artigos fotográficos e para filmagem criou oito vagas, os estabelecimentos de artigos de óptica extinguiram 10 postos de trabalho. Somando ambos os números vemos um saldo negativo de 2 vagas, considerando um mercado de trabalho formado por mais de 25,2 mil vínculos celetistas.

Com esse cenário de estabilização em setembro, constata-se que em 2023 o saldo total de +539 vagas é dependente por completo do avanço de 596 empregos que foram gerados nos estabelecimentos varejistas de artigos de óptica, isso no Estado de São Paulo.

Abaixo está o desempenho mensal recente do saldo líquido dos empregos celetistas nos dois segmentos supracitados.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.