Pelo quarto mês seguido o varejo de artigos ópticos do estado de São Paulo apresentou um crescimento de seu mercado de trabalho celetista, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em setembro, o saldo positivo foi de 13 novas vagas, após o registro de 1.426 admissões e 1.413 desligamentos, para um estoque de quase 25 mil vínculos empregatícios ativos. Por outro lado, os estabelecimentos de artigos fotográficos e para filmagens amargaram a perda de 9 postos de trabalho neste nono mês do ano.

No acumulado de janeiro a setembro de 2024 são 144 empregos com carteira assinada a mais na soma dos resultados dos dois segmentos supracitados. Enquanto o varejo de ópticas avançam em 175 vagas, os estabelecimentos varejistas de artigos fotográficos e para filmagem perderam outras 31.

Ainda que positivo, o resultado das ópticas em setembro mostrou pouca amplitude em relação aos dois últimos meses, ainda que tenha revertido uma perda avistada em setembro de 2023.

“Os números mostram que nosso setor está conseguindo manter um ritmo de crescimento sustentável, mesmo em um cenário de desafios econômicos. É essencial que continuemos investindo em capacitação e inovação para manter o crescimento do varejo óptico”, comenta o empresário e presidente do SindiópticaSP, Sr. Luiz Paulo Rodrigues Leite.

Fonte: Novo Caged

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são atualizadas mensalmente e ajustadas pelo próprio Ministério.